Lua de mel em Gramado - 6 dias


Dia 5

10:00

Lago Negro

x

Lago Negro

Este é um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado. As águas escuras e profundas do Lago Negro são envolvidas pelo verde das árvores que fazem deste um dos lugares mais bonitos da cidade. A área total é do parque é de 89.336m² e a do lago é de 17.470 m². Sua profundidade alcança 14 metros. A visita ao Lago Negro é recomendada a qualquer hora do dia – seja pela manhã para uma boa caminhada ou ao entardecer para sentar e tomar um chimarrão – já que o local está sempre movimentado. Hortênsias e azaleias se revezam e a cada estação bordam as margens do lago trazendo cor e vida, proporcionando momentos de relaxamento e contemplação.

História – O Lago Negro foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, que foi uma das primeiras pessoas a ver o potencial turístico de Gramado. Devido a um trágico incêndio ocorrido em 1942, grande parte das árvores foram totalmente queimadas, entristecendo a paisagem. Para tentar conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão, onde encontraram uma vertente, que mais tarde seria transformada em um lago artificial, o Lago Negro. Originalmente, aquela área era chamada de Vale do Bom Retiro e pertencia a família Bier. Em 1953, por iniciativa de Leopoldo Rosenfeldt, o local foi reflorestado. Ele importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

Esportes – A qualquer hora do dia você vai encontrar pessoas caminhando, correndo e pedalando pelo Lago Negro, que por ter um visual tão lindo, inspira as pessoas a diversas práticas de atividades esportivas. O entorno do lago recebeu calçamento, proporcionando mais conforto para fazer o passeio, que também pode ser feito em carrinhos elétricos. Em um dos pontos há uma pequena gruta com a imagem de Nossa Senhora, que sempre recebe uma oração dos visitantes mais devotos.

O lago – Escolha um dia bem ensolarado para andar de pedalinho no Lago Negro. Você irá desfrutar de vários ângulos privilegiados e poderá fazer lindas fotos. Para quem está em clima romântico, o pedalinho em forma de cisne é o ideal. Já as famílias podem escolher o pedalinho em forma de caravela. O serviço funciona diariamente, das 8h30 às 18h.

Para curtir sem pressa – O local possui uma boa infraestrutura para que você possa aproveitar seu tempo por ali. Se a fome bater, vá até o Paradouro Lago, que conta com um menu para lanches e pratos quentes. O local também conta com banheiros e próximo deli você irá encontrar um feirinha onde os artesãos locais comercializam seus produtos. Muita gente leva toalhas para estender na grama e fazer um pique-nique. Outros preferem cadeiras para descansar enquanto tomam um chimarrão. O lugar é democrático, todos usufruem sem moderação!

SERVIÇO
O QUÊ: Lago Negro
ONDE: Rua. J. Renner Bairro Lago Negro – Gramado – RS
CONTATO: (54) 3295-2195
FUNCIONAMENTO: Diariamente – acesso livre (24 horas)
PEDALINHOS: Diariamente, de 8h30 às 18h
95670-000
Lago Negro - Tres Pinheiros, Gramado - RS
CEP Brazil
Lago Negro - Tres Pinheiros, Gramado - RS, 95670-000, Brazil


12:00

Pouso novo

x

Pouso novo


Gramado - RS
R. Garibaldi, 320 - Centro
CEP 95670-000
R. Garibaldi, 320 - Centro, Gramado - RS, 95670-000, Brazil


texto indefinido
14:00

Alpen Park

x

Alpen Park


Canela - RS
Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 - São João
CEP 95680-000
Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 - São João, Canela - RS, 95680-000, Brazil


texto indefinido
19:00

Catedral de Pedra Canela

x

Catedral de Pedra Canela

A Catedral pode ser visitada em qualquer época do ano, pois tem uma beleza que se mantém em todas as estações. A igreja funciona todos os dias, das 9h às 17h30, inclusive domingos e feriados. A entrada é gratuita, apenas o acesso à torre da igreja e cobrado.

A Catedral de Pedra de Canela tem missas de segunda a sexta às 18h30, às terças às 7h, aos sábados às 18h e aos domingos às 8h, 10h30 e 18h. Se você quiser participar de uma celebração religiosa, é bom chegar com antecedência para garantir um lugar.

A Catedral de Pedra de Canela também tem eventos especiais em algumas datas comemorativas, como Páscoa, Corpus Christi e Natal. Nesses períodos, a igreja recebe uma decoração temática e oferece atividades culturais e artísticas para os visitantes. Um dos destaques é o espetáculo em que o Papai Noel desce de rapel de uma das torres da igreja.

O que fazer na Catedral de Pedra de Canela

A Catedral de Pedra de Canela é uma igreja que tem muito a oferecer aos seus visitantes, desde sua história até seus detalhes. A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes é um lugar para se admirar, se emocionar e se inspirar.

A história da Catedral de Pedra de Canela

A Catedral de Pedra de Canela tem uma história longa e interessante, que remonta ao início do século XX. A ideia de construir uma igreja de pedra em Canela surgiu na década de 1930, mas foi somente em 1953 que a construção teve início. A pedra basáltica, abundante na região, foi utilizada para a construção da catedral, conferindo-lhe uma aparência imponente e única.

A Catedral de Pedra possui estilo gótico e foi inspirada nas catedrais europeias. Ela tem uma torre com 65 metros de altura, que abriga um carrilhão de 12 sinos de bronze, chamado de Carrilhão da Independência, que foi fabricado na Itália e instalado em 1972. Os sinos pesam entre 100 kg e 1 tonelada cada um e têm nomes de personalidades históricas brasileiras, como Dom Pedro I, Tiradentes e José Bonifácio. Os sinos tocam melodias e hinos religiosos em horários especiais, como às 12h, às 18h e às 20h.


A arquitetura da Catedral de Pedra de Canela

A Catedral de Pedra de Canela é uma obra de arte arquitetônica, que impressiona pela sua beleza e pelos seus detalhes. A fachada da igreja é toda revestida de pedra basalto, que contrasta com as janelas e portas em madeira. A torre da igreja tem um relógio e uma cruz no topo, que podem ser vistos de longe.
O interior da igreja é igualmente encantador, com uma nave central e duas laterais, que comportam cerca de mil pessoas. Os vitrais da igreja são coloridos e harmônicos, com imagens compostas em vidro de diferentes contrastes para simbolizar tanto a padroeira de Canela quanto as mensagens passadas por ela.


O show de luzes da Catedral de Pedra de Canela

Se durante o dia, a igreja já é linda, à noite é ainda mais. Todos os dias, a partir das 20h, acontece um show de luzes na fachada da Catedral de Pedra de Canela, que é um espetáculo à parte. As luzes mudam de cor e de intensidade, criando efeitos visuais incríveis, que realçam a beleza da igreja. O show de luzes é acompanhado de uma trilha sonora, que varia de acordo com a época do ano e o tema do evento.

O show de luzes da Catedral de Pedra de Canela é gratuito e dura cerca de 15 minutos. Ele acontece em três horários: às 20h30, às 21h30 e às 22h30. É uma atração imperdível para quem visita a cidade, especialmente no período do Natal, quando a igreja recebe uma decoração especial e o Papai Noel desce de rapel de uma das torres da igreja.

A Catedral de Pedra foi concluída em 1987, após 34 anos de obras. Em 2010, ela foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil, em um concurso promovido pela revista Caras. Em 2016, ela ficou em quinto lugar no prêmio Travelers Choice, realizado pelo site de viagens TripAdvisor, como uma das 10 melhores atrações turísticas do Brasil.

Canela - RS
Praça Matriz, 69 - Centro
CEP 95680-000
Praça Matriz, 69 - Centro, Canela - RS, 95680-000, Brazil


Por Seiger Medeiros Leão

seigermedeiros@gmail.com
Whatsapp84998517114